quarta-feira, 29 de maio de 2013

Passagens aéreas - a saga do PSE

Olá pessoas,

como eu já havia comentado em posts anteriores, eu já comprei minha passagem para a viagem. :)
Tem coisas na vida que parecem ser simples e, na relidade, deveriam mesmo ser. Hoje é um dia de mais uma chateação rápida nesse processo do CsF. Para vocês entenderem melhor o que houve, vou explicar algumas coisas sobre minha situação como bolsista do CsF.

Quando eu fiz meu IELTS, fiquei com 5.0 de nota na banda do Listening (a prova é composta de 4 bandas - Listening, Reading, Speaking, Writing, mas sobre a prova eu falo outro dia), o que me desclassifiaria do processo seletivo até o penúltimo edital, pois para ir estudar no UK vc precisa ter ao menos 5.5 de overall (a sua média nessas bandas) e ao menos 5.5 em cada uma delas. Porém, no atual edital, dependendo da nota do aluno, ele pode ir fazer pre-sessional english course, que é um preparatório para os alunos antes das aulas da Uni de fato. O CsF concedeu então bolsas de 3 ou 6 meses a mais para esses cursos e, por causa desse 0,5 ponto a menos, eu farei o curso de 3 meses. Ok, tudo certo, depois do perrengue e da ansiedade para ajeitar as coisas na minha facul aqui no Rio e não perder o semestre, eu fiquei super feliz com essa oportunidade e tem dado quase tudo certo.

Duas coisas profundamentes irritantes que eu descobri com essa história de passar um ano e três meses fora são: 1) as apólices de seguro saúde e viagem duram no máximo 1 ano e 2) passagens aérea tem validade de no máximo 1 ano também. O que isso quer dizer?

Em relação ao seguro, eu tenho que fazer 2 apólices, uma para esse período menor que um ano que antece as aulas e outro de 1 ano que corresponde ao ano letivo. Também poderia fazer logo por 1 ano e depois renovar para o restante dos dias, mas preferi a primeira opção, pois encontrei uma empresa que dá decontos para alunos do CsF por 1 ano, 120 dias e 90 dias e eu quero viajar assegurada! :) Vou postar depois sobre isso também!

Já em relação às passagens aéreas, o grande lance é que eu simplesmente não posso comprar ida e volta, que de um modo geral na vida, em especial para vôos internacionais, é infinitamente mais barato do que comprar só uma passagem de ida. Até aí tudo ok, tudo bonito. Mas depois eu fui procurar saber e vi que algumas empresas oferecem, enganosamente, a possibilidade de fazer alterações nas passagens (como de data) ou cancelamento por uma taxa especificada no tipo de bilhete e/ou na hora da compra, desde que eu fizesse isso após o embarque de ida. Por exemplo, a TAM com seu bilhete mais simples oferece esse serviço por U$200 e a Lufthansa o mesmo por U$120. Apesar de não poder comprar o bilhete e remarcar para a data que eu gostaria de voltar (porque ultrapassaria a validade de 1 ano do bilhete, que conta a partir da data de embarque da ida), eu pensei (e muitos na mesma sittuação) que bastaria cancelar a passagem de volta e pedir o reembolso, pagando e taxa e ficando com o troco. Em termos práticos, abater a taxa do preço da passagem e ser reembolsada pela diferença.

Na hora de comprar minhas passagens, obviamente a ida e volta juntas estavam bem mais baratas que apenas a ida e os melhores preços na época eram da TAM e da Lufthansa. Então eu liguei nas duas empresas no mesmo dia, duas vezes em cada, e perguntei várias vezes, exemplificando de formas diferentes e eles falaram que o reembolso era exatamente como eu expliquei acima. Show! Fiquei super feliz, porque eu paguei R$2784,28 de ida e volta na Lufthansa nos trechos Rio-Edimburgh /Edimburgh-Rio (a ida sozinha mais em conta era mais de R$3600), sendo a volta do meu bilhete pouco mais de 1400, abatendo os U$120 de taxa eu ficaria com uns R$1000 de troco. Só que não.

Houve alguns questionamentos no grupo de embarque do Rio para o UK no facebook sobre essa questão da passagem e eu liguei na Lufthansa DE NOVO para me certificar. Só que agora eu já tinha comprado né... o atendente pediu o número do meu bilhete para verificar e me informou que este cancelamento com reembolso funciona desta forma que eu expliquei, MAS no dia que eu ligasse para cancelar, eles verificariam quanto custaria uma passagem de volta naquele momento, na data da minha passagem original de volta, acrescentariam a taxa de U$120 do reembolso e, nessa lógica, eu acabaria PAGANDO para cancelar minha passagem (já que essa passagem que a empresa se baseia para fazer a conta seria bem mais cara que a minha, pois corresponderia a um trecho sozinho de ida...). Resumindo, isso não está escrito em lugar nenhum (pelo menos não está claro dessa forma no regulamento da passagem, que é beeeeem genérico) e foi uma bela de uma propaganda enganosa!

Sinceramente, eu só não estou tão chateada com essa história porque eu não estava contando com esse dinheiro, inclusive, perdendo a passagem de volta, eu to gastando menos do que se eu tivesse comprado só a ida, que estava, e fica cada dia mais, caríssima. Inclusive, a melhor alternativa será não comparecer no embarque, pois assim eu não pago nada. Se eu cancelasse, entraria nas mesmas condições do reembolso e gastaria dinheiro.

Ainda estou vendo como proceder em relação a isso, mas devo fazer algo mais para frente quando tiver tempo e, provavelmente, quando já estiver lá. Certamente farei alguma carta de reclamação, na ANAC, no PROCON e na própria Lufthansa. Mas não to esquentando mesmo com isso, pois não estou tão to no prejuízo, porém poderia ser mais beneficiada, obviamente. Postei mais para alertar quem tem lido isso aqui (será que alguém tem lido?). Além disso, essas questões se aplicam às remarcações e muitos ficam nessa situação: compram com a garantia que podem remarcar, e podem, mas na hora de fazer isso, a taxa paga é sobre o preço da tarifa daquele dia daquele trecho específico, o que acaba ficando bem mais caro.

Apesar dessa chateação, estou muito feliz porque hoje acabou meu penúltimo rodízio antes de viajar! segunda começa Cardio e dia 18 acaba. Aí é só contar as horas para ir! E por falar em contar...

FALTAM 25 DIAS! :D

Beijos

8 comentários:

  1. Também estou lendo Rafaella! Muito obrigado pelas dicas! A maioria dos blogs que achei era de pessoas na Inglaterra! Ainda bem que achei o seu! Tbm escolhi universidades em Scotland... só esperando sair o resultado oficial! Tou adorando suas dicaas! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está curtindo! E pode ter certeza que vc vai adorar a Escócia! :)

      Excluir
  2. Olá Rafaela, ;)) parabéns pelo blog!!

    Queria te fazer uma pergunta, dizem que eh melhor comprar a passagem só com o visto em mãos, mas se eu fizer isso vai ficar muito encima e a passagem vai ficar caríssima, vc acha que vale a pena eu comprar bem antes, tipo já tenho offer e só vou em julho do próximo ano, e depois ser reembolsada? É muito arriscado? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline!

      bem, se vale a pena ou não ou não posso te dizer, mas eu passei pela mesma situação e, se eu estivesse dependendo da velocidade do contato da minha Uni para comprar as passagens, eu certamente teria pagado o dobro. Assim que eu tinha o resultado do CNPq em mãos e a minha offer, eu comprei as passagens, mas me baseei no calendário que a Uni tinha disponibilizado no site, que no caso era bem atual (uns 2 ou 3 meses antes da data da viagem).

      Se vc se sentir segura, acho que vale a pena, mas acho também que vc pode esperar, porque comprar hoje ou daqui 5 meses uma passagens para julho do ano que vem não vai mudar muito. No meu caso eu fiz isso porque eu ia viajar em junho e o resultado do CNPq foi na segunda quinzena de abril. A uni mesmo só me mandou o CAS em junho mesmo... por isso fiz assim.

      Acho que você ainda tem tempo para fazer as coisas com calma e pagar barato. :)

      Abraços!

      Excluir
  3. Lido aqui Rafaella.. vlw pelas dicas.

    ResponderExcluir